➞ 5 Passos Simples Para Aumentar seu Foco no Trabalho e Concentração

Tempo de leitura: 6 minutos

5 Passos Simples Para Aumentar seu Foco no Trabalho e Concentração

Você  chega ao final do dia e tem aquela sensação que nada produziu?  Você sente que perde muito tempo com distrações? Deseja aumentar o seu foco no trabalho?

Se ‘sim’ foi sua resposta para algumas dessas perguntas é porque este artigo foi feito especialmente para você.

Aumentar o foco no trabalho é importante por uma série de razões. A primeira delas é que com maior foco, você será uma pessoa mais produtiva e isso significa conseguir entregar mais para seus clientes ou para a empresa que você trabalha.

Como consequência disso, você tem grandes chances de ganhar muito mais dinheiro ao conseguir aumentar seu foco no trabalho e também sua concentração.

Veja agora 5 passos para você aumentar o seu foco no trabalho e sua concentração.

1- Elimine Todas as Distrações para Aumentar o Foco no Trabalho

Todo ser humano busca ser produtivo e, para isso, ele enfrenta uma batalha a todo o momento entre o seu foco na atividade que precisa ser realizada e as distrações que não param de aparecer.

As distrações podem ser o seu celular cheio de notificações do Whatsapp ou o feed de notícias do seu Facebook. As distrações não param por aí. O seu e-mail, que você confere a todo o momento, também é uma distração.

O grande segredo para vencer a batalha com as distrações é eliminá-las. Para isso existe uma série de atitudes que podem ser tomadas.

A primeira delas é você “se livrar” do seu celular. Você vai concordar comigo que é impossível realizar uma tarefa com o seu celular vibrando ao seu lado, né?!

Portanto, nesse caso você tem duas opções. Ou você silencia todas as notificações do seu celular ou então você desliga ou coloca em modo avião. O importante é que ele não atrapalhe mais a sua concentração enquanto você estiver realizando uma tarefa.

Para te ajudar a eliminar outras distrações, existem alguns aplicativos para te guiar nesse processo. Como a extensão para Google Chrome, Stay Focused, você consegue delimitar quanto tempo você pode passar visitando determinados sites. Isso vai te ajudar a eliminar as distrações e assim aumentar o foco no trabalho. Uso e recomendo muito.

2 – Use Fones de Ouvido

O segundo passo para você aumentar o foco no trabalho, e assim também aumentar a concentração, é usar fones de ouvido. Esse é um objeto muito importante, principalmente, para quem trabalha em ambientes com muitas pessoas ao redor.

Como você viu no primeiro tópico desse artigo, para aumentar o seu foco no trabalho é preciso eliminar as distrações e uma das mais comuns em escritórios, são as conversas paralelas.

Assim como para nós que trabalhos em casa e que ainda não temos um cantinho silencioso para estudar/trabalhar também ajudara muito bloquear qualquer coisa que chame nossa atenção. Por mais que você não queira, as distrações vão acabar conseguindo sua atenção e te tirando o foco.

Para evitar que isso aconteça só existe uma solução: fones de ouvido. Eles são ótimas formas de você conseguir focar no trabalho e não deixar que as distrações te atrapalhem.

Um detalhe importante é prestar atenção nas músicas que você ouve com os seus fones. Gosto musical é algo muito pessoal, no entanto, é preciso ressaltar que para a maioria das pessoas músicas com interpretação vocal acabam diminuindo a concentração.

Por isso o ideal é que você opte por músicas somente instrumentais. No Spotify e YouTube, você encontra algumas playlists que são específicas para trabalho e estudos, e podem facilitar sua busca por músicas para ouvir e assim aumentar o seu foco no trabalho.

3 – Dívida os seu Dia em Blocos

É importante que você consiga eliminar as distrações quando precisa realizar alguma tarefa, no entanto, você precisa separar alguns momentos do dia para fazer coisas que fazem parte do seu trabalho, mas que atrapalham sua produtividade.

Para isso é interessante você separar alguns blocos de tempo. Você pode, por exemplo, a cada duas horas separar 20 minutos para responder o Whatsapp e o e-mail.

Dependendo da sua função isso pode ser feito a cada hora. O importante dessa estratégia de blocos, é que você não perca o “embalo” quando estiver realizando uma tarefa.

O grande segredo dessa estratégia é que você faz a sua agenda. Você responde às pessoas quando pode, e não quando elas querem.

4 – Tenha Uma Lista de Tarefas

Uma das maiores dificuldades que as pessoas têm para aumentar o foco no trabalho, é que normalmente, elas têm muitas tarefas para realizar e isso acaba gerando uma confusão mental.

Talvez já tenha acontecido com você de chegar ao trabalho e ter tanta coisa para fazer que acabe não sabendo nem por onde começar.

A melhor maneira de evitar esse problema é você todos os dias ter uma lista de tarefas. Nessa lista de tarefas, o ideal é que você coloque 3 coisas que você precisa realizar até o fim do dia.

Essas três atividades devem ser as mais importantes e serão as suas prioridades. Se você tiver feito essas três tarefas o seu dia será produtivo.

É importante destacar que essa lista deve ser feita no dia anterior e a primeira coisa que você vai fazer, quando começar o  trabalho, é buscar realizar algumas dessas tarefas.

5 – Cuide de sua Saúde Mental para Aumentar o Foco no Trabalho

Talvez você não esteja conseguindo aumentar o foco no trabalho em virtude da sua saúde mental. Pode ser que o seu cérebro não consiga ter um alto desempenho devido aos hábitos que você tem no seu dia a dia.

A boa notícia com relação a isso é que: você pode mudar os seus hábitos.

Um dos hábitos que são importantes para você aumentar o foco no trabalho é a prática de exércitos pela manhã. Eu sei que é difícil acordar um pouco mais cedo para malhar. No entanto, é preciso dizer que, alguns minutos pela manhã vão te dar energia para se manter focado no trabalho durante o dia inteiro.

Você não precisa ficar uma hora correndo ou fazendo um exercício muito desgastante. Na verdade alguns minutos de atividade física já trarão ótimos resultados. Experimente fazer uma caminhada ou então uma corrida leve de alguns minutos.

Outra atitude importante para a sua saúde mental e que traz como resultado a possibilidade do aumento de foco no trabalho é a meditação. Separe alguns minutos do seu dia para simplesmente relaxar a sua mente e não pensar em absolutamente nada.

Após alguns minutos de meditação você estará com a mente revigorada.

Veja Também esse outro artigo do blog, pode te interessar.

Como ser mais produtivo 4 dicas!

Com essas dicas certamente você conseguirá aumentar o seu foco no trabalho. No entanto, existe um método poderoso que é capaz de multiplicar o seu foco e que tem me ajudado bastante.

Conheça agora o método que vai mudar a sua vida e multiplicar seus resultados.

➞ 5 Passos Simples Para Aumentar seu Foco no Trabalho e Concentração
(100%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *