➞ SEO! Aprenda a Fazer do Jeito Certo Sem Penalização do Google

Tempo de leitura: 6 minutos

SEO! Aprenda a Fazer do Jeito Certo Sem Penalização do Google

Trabalhar com SEO é uma grande oportunidade para empresas, blogueiros e empreendedores digitais. Uma vez que você consegue uma boa posição dentro do Google, você passa a receber uma “avalanche” de tráfego gratuito, ou seja, você consegue milhares de visitantes todos os dias sem gastar 1 real em publicidade.

O potencial lucrativo para um site, blog ou mini site que esteja bem posicionado dentro do Google é enorme. Por isso, muita gente começou a estudar técnicas para conseguir as primeiras posições do Google.

O problema disso tudo, é que muitos sites acabaram se posicionando bem sem ter um conteúdo relevante. Começou-se a usar uma série de técnicas que foram chamadas de blackhat (chapéu preto) e se aproveitavam de brechas do algoritmo do maior buscador do mundo.

Como resposta para isso, o Google começou a punir sites que faziam essas medidas. Quer saber como fazer SEO do jeito certo e não se punido pelo Google? Acompanhe este artigo.

Não Use Palavras Chaves em Excesso

É sabido que uma estratégia de SEO inicia-se por uma busca de palavras chaves que são bastante procuradas, e em seguida, pela produção de um conteúdo baseado nessas palavras chaves.

Durante muito tempo, nos primórdios do Google, os sites que mais utilizavam tal palavra chave eram os que ficavam melhores posicionados.

Porém, com o tempo o Google percebeu que conteúdos que usavam o tempo todo o mesmo termo, na verdade, eram ruins para o usuário. Por isso ele começou a punir sites que adotavam essa prática.

Por isso se você quer fazer SEO do jeito certo, hoje, é necessário que você utilize sua palavra chave com cuidado. O ideal é que ela represente de 1 a 1,5% do seu texto.

Em um texto de mil palavras você repetirá determinado termo de 10 a 15 vezes. Alguns profissionais de SEO acabam reforçando um pouco mais a palavra chave, mas nunca é aconselhado ela representar mais do que 3% do seu texto.

Leia Também Este Artigo Aqui.

Cuidado com o Link Buiding Artificial

Antigamente outro acontecimento comum era o site com maior número de links externos direcionados a ele, ficar na primeira posição. O que acabou acontecendo foi que sites começaram a pegar tudo quanto é tipo de link para alcançar a primeira posição.

Essa estratégia começou a tomar proporções que muitos sites começaram a pegar links de outros países e línguas. Além disso, tinham outros profissionais que criavam vários sites somente com o objetivo de enviar links para determinado site.

Devido a essas técnicas o Google começou a levar em consideração, acima de tudo, a qualidade e a reputação dos links externos. Isso significa que para o seu blog, site ou mini site se posicionar bem no Google, não adianta simplesmente ir atrás de links de qualquer jeito.

Mais importante que a quantidade, é a qualidade.

Não Produza Conteúdo sem Qualidade

Você já viu aqui que o excesso de palavras chaves é prejudicial para sua posição no Google. Não é só isso que você deve se atentar na hora de produzir o seu conteúdo.

Muitos blogs costumam criar promessas grandiosas em seus títulos e acabam, por isso, atraindo muitos leitores que terminam de ler o artigo e ficam decepcionados.

Esse é um fator que o Google também já começa a levar em consideração. Conteúdos que prometem e não cumprem serão penalizados com perdas de posição.

A razão para isso é que o Google depende da satisfação do usuário. Se as pessoas começarem a pesquisar no Google e não encontrarem suas respostas, obviamente, elas vão parar de pesquisar no maior buscador do mundo.

 

Aprenda Aqui Como Dominar o Google

Conteúdo Repetido

Existe muita polêmica com relação a esse ponto. Muitos dizem que o Google penaliza sites que postam conteúdo duplicado e outros dizem que não.

De qualquer maneira sabe-se que os algoritmos priorizam determinado conteúdo quando enxergam dois textos semelhantes e o priorizado sempre será aquele que for mais antigo, pois por razões logicas é provável que esse seja o conteúdo original.

Portanto, por mais que seja tentador simplesmente copiar e colar um texto no seu blog é preciso entender que é essa não é uma prática do jeito certo de se fazer SEO.

É preciso lembrar também que essa prática é plagio e por isso ilegal.

Spam em Outros Blogs

 

O jeito certo de Fazer SEO, hoje, não inclui você fazer milhares de comentários em outros blogs para assim ganhar links.

Certamente você já deve ter visto alguém fazer sempre o mesmo comentário embaixo de posts, simplesmente, com o objetivo de fortalecer os links externos para o seu site.

O fato é que o Google desconsidera esses links e eles não irão aumentar em nada a sua reputação. Na verdade, uma estratégia de escrever comentários em blog pode servir somente para você alcançar tráfego gratuito e assim gerar até leads.

Porém, é preciso tomar cuidado e não ficar enviando o mesmo comentário várias vezes para o mesmo blog ou site. De preferência sempre acrescente algo ao texto que você acabou de ler e somente depois deixe o link do seu blog.

Preste Atenção a Velocidade do Seu Site

Você investe muito tempo para produzir um conteúdo rico e que gere valor para o seu leitor. Você escreve um texto com as palavras chaves espalhadas pelo artigo, de forma que, não prejudique a experiência do leitor.

Também acrescenta vídeos e imagens para gerar um conteúdo ainda melhor. Dessa forma você estará fazendo SEO do jeito certo, correto? Não necessariamente.

Um critério que é muito levado em consideração pelo Google é a velocidade do seu site. Para ele é muito ruim que alguém abra uma página e demore vários segundos até que ela seja carregada.

Por isso você deve prestar atenção no desempenho do seu site. Para você ter acesso a essa informação o Google criou uma ferramenta chamada: Teste meu site. Ela fará um diagnostico completo a respeito do desempenho dele, inclusive, como ele se porta em dispositivos moveis.

Seguindo essas dicas você estará fazendo SEO do jeito certo, sem dúvidas.

Porém é preciso ressaltar que existem muitos e muitos aspectos que são envolvidos para você alcançar a primeira posição dentro do Google. Todos esses conceitos são abordados por João Martinho dentro do SEO para Afiliados.

Acesse agora para saber mais como, finalmente chegar as primeiras posições.

 

➞ SEO! Aprenda a Fazer do Jeito Certo Sem Penalização do Google
(100%) 6 votes

4 Comentários

  1. Vantuir

    Ola tudo bem ? espero que sim estou fazendo o treinamento FNO, a algum tempo porem o pessoal me diz que é importante fazer, o SEO para afiliados voce me indicaria este curso ? pois vejo que o preço dele é bem elevado gostaria de saber se realmente vale a pen..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *